Tomar decisão é uma das posições mais importantes, a vida é sempre em tomadas de decisão, você decide ser alguém de caráter, decide roubar ou matar, decide ser um bom filho, um bom marido ou esposa, algumas posições teológicas afirmam dizer que não temos decisões, que Deus é quem leva-nos a tomar decisões, à partir do princípio que Deus elegeu uns para salvação e outros para a morte espiritual, digamos que esteja certo isso, quem você é? Em que lado você está?
Bom, podemos até ter algumas respostas para tudo isso, mas dentro de cada um tem um sentimento que nos traz a pensar em cada posição ou decisão que venhamos a tomar, esse sentimento se chama RESPONSABILIDADE PESSOAL....
Dentro dessas decisões e disciplinas, Deus usou um homem chamado Charles S. Swindoll para exemplificar isso, veja:
São essas:
1-Reorganizar o Nosso Mundo Particular: A Disciplina da Simplicidade
2-Aquietar-se: a Disciplina do Silêncio
3-Cultivar Serenidade: Solicitude
4-Confiar completamente no Senhor: Renúncia
Dentro de cada um desses pontos, vou fazer um comentário, hoje começo com:
1- Reorganizar o Nosso Mundo Particular: a Disciplina da Simplicidade.
Tudo ao nosso redor trabalhara contra a reorganização, a publicidade, a sociedade e interesses humanos, tanto a vivência com esse mundo capitalista, acelerado e confuso, nos faz esquecer e deixar de lado a nossa organização para se relacionar com Deus, por meio desse desafio, a disciplina da simplicidade entra como uma disciplina indesejável e solitária.
"Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo." (Eclesiastes 7:29, TLH)
Salomão nos deixa bem claro onde queremos chegar, somos problemáticos, estamos sempre insatisfeito com o que temos, não nos realizamos com qualquer coisa, nós complicamos tudo. Queremos acumular as coisas, enriquecer, ter prestígio, ter seu nome na fama, aparecer pro mundo. Mas nada disso é o suficiente, sabemos que na Europa, tanto na Suíça quanto na Noruega encontramos as mais diversas mortes por suicídio, lugares em que não se tem problemas com saneamento básico, os melhores salários, segurança entre outros. Procura-se pessoas que estejam dispostas a se matricular na turma da simplicidade, mas lembre, você não terá muitos amigos, andará muitas vezes solitário, quem não quer ser pomposo?
Parafraseando um poeta:
Um barco vai para o leste e o outro para o oeste
com exatamente os mesmos ventos soprando.
É a disposição das velas,
e não os fortes ventos,
que nos revelam
o caminho pela frente.
Dentro dessa realidade, encontra-se também os incapacitados ou preocupados em julgar a vida do outro, os famosos invejosos. Pessoas que concentram suas forças na torcida contra o sucesso do outro, essa força pode ser umas das mais perigosas e que aparecem como as mais sutis entre os cristão, levando muito embora a becos sem saída, essa tensão de inveja que por maior difícil de se deixar vem pelo forte orgulho dentro de nós, nos levando a se afastar do maravilhoso relacionamento com Deus.
Aleksander Solzhenitsyn:
Sinta-se feliz se você não se congela no frio e se a sede e a fome não o agarrarem em seu interior.
Se a sua coluna não estiver quebrada , se os seus pés puderem andar, se os seus dois braços puderem
movimentar-se, se os seus dois olhos puderem ver, se os seus dois ouvidos ouvir, então de quem você
deverá ter inveja? E por que? A nossa inveja dos outros é o que mais nos devora.
Nessa forte tensão e luta contra si mesmo, para ser simples, vamos ser bastante exigidos e vamos precisar de uma forte determinação da nossa parte.
"Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo." (2 Coríntios 11:3)
Estudo feito por Mister:Vinícius Alves P. de Almeida do livro Intimidade com o Todo-Poderoso de Charles R. Swindoll, Ed. Mundo Cristão
caramba que profundo não tinha lido ainda,mas hoje tive a oportunidade de ler e como falou aos nossos corações e podemos refletir sim algumas questões ali escritas, muito bom parabéns Vinícius. amém Sérgio e Ana
ResponderExcluirGostei bastante do seu post!Bjs
ResponderExcluir