quarta-feira, 23 de junho de 2010

2-Aquietando-nos: a Disciplina do silêncio


Aquietando-nos: a Disciplina do silêncio

      No meio de todo um barulhento explosivo de informações e diversas publicidades que nos norteiam, somos levados sem perceber a um relacionamento superficial com Deus, as letras que antes não eram explícitas em nosso meio por não ter tanta publicidade como hoje, não tendo televisão, rádio, propagandas, promoções de venda, ajuda espirituais de vários sentidos e religiões...

      Hoje temos em toda parte informações, chamadas, avisos e idealizações, a filosofia está agora não só com os eruditos, mas sim com cada pessoa capacitada pelo desejo de expressar as suas experiências e inquietudes. Nossos relacionamentos com diversas informações nos inquietam, são apresentadas a nós diversas maneiras para lidar com a vida, causando uma aceleração em nosso coração e em nosso cotidiano. Não é fácil lidar com o tempo, não é fácil lidar com as horas e minutos, muito menos quando se chega ao ponto de contar os segundos. A depressão nos rodeia em todo momento, o desejo de estar só, da perda do seu significado nos faz tomar decisões precipitadas e sem orientação de Deus, por esse motivo Deus nos manda:

"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra." (Salmo 46:10)

Pare tudo, silêncio, separe-se agora para mim, escuta-me, Eu quero falar com você, quero o seu tempo pra mim. Deus através do salmista deixa uma ordem importantíssima para o nosso coração acelerado.

Eugene H. Peterson exemplifica:

"Caia fora da agitação! Contemple-me com amor, durante um longo tempo, a mim que sou o seu Deus das Alturas, acima da política, acima de qualquer coisa."

      O silêncio é indispensável se quisermos alcançar profundidade em nossa vida espiritual, a terapia da quietude, o contemplar da natureza, nunca deixarão de conduzir os nossos corações para mais de perto. E quanto à oração? O barulho da multidão tem um modo de extrair a sua energia e de lhe distrair, fazendo que a oração se torne algo difícil de cumprir, algo adicional a tantas outras, em lugar de ser um alívio confortador.

       Queridos irmãos, ninguém pode mudar esse quadro se não nós mesmos, se esse barulho e a multidão afastar você do relacionamento mais profundo com o Senhor, deixando de conduzir nossas vidas pelo Senhor, é hora de sair de cena e correr para um lugar sereno e de alívio para aquietar seu coração, deixando seus pensamentos livres da agitação para que Deus tenha livre acesso na iluminação do seu caminho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário