Normalmente, entre uma roda de cristãos que gostam de se aprofundar nas Escrituras, estão grupos que se perguntam bastante sobre essas duas teorias muito debatidas no século XVI, não irei de forma alguma aconselhar jovens a continuar esse debate, por mais que em meio a uma definição entre ser arminiano ou calvinista possa mudar algo em seu comportamento como cristão, os diversos debates são bem interessantes dentro das academias teológicas, muito se vê, dentro da realidade de um novo convertido essa discussão, criando conflitos onde se deveria educar e amadurecer a sua fé principalmente nas lutas que estão para surgir no decorrer da sua carreira cristã.
Dentro da leitura bíblica, sendo concernente e fiel, a bíblia nos deixa diversas passagens que daria a vitória à João Calvino, isso é de se estranhar em dizer, por mais que seja complicado para entender a doutrina calvinista, onde se vê como um absurdo por muitos, declarando desde então que Deus nos trata como marionetes e não teríamos escolha alguma. É engraçado também como na teoria de Armínius deu-se numa proporção estrondosa na teologia pentecostal, mais especificamente as assembléias de Deus, nas dimensões batistas estão os diversos conflitos dessa realidade, a Presbiteriana tem-se deixado mais aclarado sua posição e compreendimento sobre a eleição, mas também não tira a hipótese que tenha irmãos que balançam quando estudam passagens que dão margem ao livre-arbítrio. O discurso do livre-arbítrio de dizer que Deus é cavaleiro e nos dá escolha de dizer que o aceitamos ou não, não implicaria na Soberania e Onipotência de Deus? Deus é tudo, faz tudo que quer, manda em tudo que quiser, não há coisa difícil para Deus! Bom, confesso que assim me sinto mais seguro. Entre diversos discursos, os seguidores de Armínius gaguejam bastante ao falar de Soberania ou de Onisciência de Deus, confesso que me sinto numa corda bamba caminhando por essa compreensão. Seria como tivéssemos o poder através de nossas ações fazer Deus mudar aquilo que Ele mesmo já havia criado e decretado na eternidade, Deus sabe o início e o fim da nossa história sem ao menos ser surpreendido com nossas ações, você pode observar que parece que levantei a bandeira de calvinista, certo? Errado! Amigos leitores, por mais que as diversas passagens nos levem a crer na predestinação, ainda assim, ao me apaixonar pela Soberania de Deus e seu poder ilimitador, Deus colocou dentro de cada um a responsabilidade de saber qual é o certo e qual é o errado, Deus sabe quem endureceria seu coração até o fim e quem aceitaria o chamado do Senhor, esse sentimento mostra que Deus é Justo, mas conhecedor de quem estará com Ele na eternidade. A essência de Deus sempre foi e é amar a humanidade.
Seja maduro em entender que Deus não pode ser limitado por quaisquer teorias do homem, ou quaisquer interpretações por mais que seja da maior erudição, guarde seu coração ao Senhor, obedeça aos seus mandamentos, siga os passos de Jesus Cristo, persevere como um eleito ou como alguém que não dá espaço para a palavra apostasia.
Você pode observar que não coloquei passagens bíblicas, não quero e nem posso defender uma posição, não tenho a pretensão de ser mais um a confundir vocês, tenho minha convicção de eleição e a minha convicção de responsabilidade. Deus em mim é o motivo da minha alegria
Deus abençoe você amigo e irmão em Cristo Jesus!
Mister: Vinícius Alves P. de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário